A Proteção Civil enviou um alerta para os telemóveis dos moradores de Alcanar às onze e um quarto da noite desta quarta-feira recomendando-lhes que se deslocassem aos andares superiores das suas casas devido à intensidade da chuva que assola esta parte do país, o que pode causar inundações e transbordamentos de riachos. A organização de emergência do Governo pede aos moradores que não saiam dos pisos superiores das suas casas e sublinha que se não for possível subir e houver risco devem ligar para o 112. A chuva está a ser torrencial em vários pontos das regiões de Terres de l’Ebre nesta quarta-feira à noite. Em Ulldecona (Montsià) acumularam-se até agora 121,2 litros de chuva por metro quadrado, 50 dos quais em 3 horas.
Em declarações ao 324, o presidente da Câmara de Alcanar, Joan Roig, explicou que a decisão de enviar o alerta foi acordada entre a Câmara Municipal e o Centro de Coordenação Operacional da Catalunha (CECAT) uma vez verificado pelo município que a situação “ficou complicado“. Montserrat sublinhou que o confinamento preventivo é “a chave“para”evite infortúnios” e enfatizou que é uma estratégia que já vem sendo utilizada há algum tempo em um município que já foi palco de outros desastres naturais.
O alerta destinava-se a todos os moradores de Alcanar, mas sobretudo aos que se encontram nas urbanizações próximas dos desfiladeiros, alguns dos quais, disse o autarca, são “altamente inundável”ou são construídos, ainda, sobre o“oleodutos”das ravinas.
Indicou ainda que algumas destas casas já se encontravam vazias, porque esta manhã, e com precaução, as forças policiais foram até lá alertar os seus habitantes para o risco que aí poderia existir nas próximas horas, e os vizinhos optaram por sair em casa. de parentes ou conhecidos.
Até ao momento, o único incidente digno de nota foi o resgate dos ocupantes de um veículo que ficou preso na estrada N-340, na ravina de Forks. Os serviços de emergência conseguiram removê-los sem se arrepender de nenhum dano.
A inundação das ravinas devido às intensas chuvas desta quarta-feira à tarde também deixou isoladas as aldeias de Valentins e Miliana, no município de Ulldecona (Montsià).
Esta intensidade fez baixar um caudal considerável de água pelas ravinas, a ponto de obrigar ao corte do trânsito nos acessos das duas localidades, conforme explicou à ACN a presidente da Câmara Municipal, Núria Ventura. Assim, as estradas TV-3322 tiveram que ser cortadas nos dois sentidos e também a TV-3314, que liga Ulldecona a Galera.
Segundo o Serviço Meteorológico da Catalunha, em meia hora acumularam-se 43,1 litros em Alcanar. Destes, 22,9 caíram em 10 minutos.